Preparo e Padronização de Soluções
Guilherme Bedeschi Calais
Ginger Capanema Mendes Silveira
PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Belo Horizonte
2013
Autores: Guilherme Bedeschi Calais Ginger Capanema Mendes Silveira
Turma: Engenharia Química – PT2C
Professora: Isolda
Data: 16/10/2013 e 30/10/2013
EXPERIÊNCIAS 9 e 10 -
PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
INTRODUÇÃO
A mistura homogênea de uma ou mais substância é chamada solução. A substância que pode ser dissolvida é denominada soluto e aquela que a dissolve, solvente. Quando o solvente é a água, diz-se que a solução é aquosa. Essa mistura pode ser ácida, básica ou neutra.
Para verificar se uma solução é ácida, básica ou neutra deve-se usar indicadores como o papel de tornassol. Entretanto, com esse recurso é impossível determinar a concentração do soluto. Para isso deve-se fazer uma titulação, que é a operação de adição de uma solução de concentração conhecida, chamada de titulante ou solução padrão, sobre a solução que deseja-se determinar a concentração, denominada titulada.
O final de uma titulação pode ser identificado com o auxílio de um indicador como a fenolftaleína, pois haverá uma mudança visual. Se a solução titulada for ácida, por exemplo, ela ficará rósea quando a reação terminar.
O ponto em que ocorre a mudança visual chama-se ponto de equivalência e coincide com o ponto estequiométrico. Assim basta verificar o volume de titulante consumido para determinar a concentração de soluto na solução titulada.
Em uma titulação, geralmente o titulante fica em uma bureta e o titulado em um erlenmeyer.
OBJETIVOS
Preparar soluções e determinar qualitativamente seu pH.
Empregar o método volumétrico para determinar a concentração exata em quantidade de matéria das soluções de ácido clorídrico e hidróxido de sódio.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais para preparo de soluções:
Balança (1);