Ordenação de vetores pelo método Bubblesort
Por meio do comando “ n = length(entrada) “, definimos n como sendo o tamanho do vetor “entrada”. Então, iniciamos o desenvolvimento da função. Inicialmente, inserimos o comando “for”, exibido a seguir:
for i=1: n-1
Esse comando garante que a leitura do vetor “entrada” seja realizada o número de vezes que for necessário para que todos os elementos do vetor estejam em ordenação. Em seguida, inserimos um segundo comenado “for” a seguir:
for j=1: n-1
Esse comando, por sua vez, garante que os elementos do vetor de entrada sejam lidos seguidamente, permitindo a comparação que será realizada pela função bubble sort. Segue-se, portanto, a inserção do comando “if-then-else” que norteará a ordenação dos elementos:
if ordenado(j)>ordenado(j+1) then auxiliar = ordenado(j) ordenado(j) = ordenado(j+1) ordenado(j+1) = auxiliar
Nesse trecho do comando, temos, de fato, o algoritmo de ordenação da função “bubble sort”. Se o elemento j do vetor de entrada, que o mesmo elemento j do vetor “ordenado” no inicio da ordenação, for maior que o elemento j+1, então o programa deve trocar os dois elementos de posição. Essa operação deve ser realizada de dois em dois elementos, em todo o comprimento do vetor e quantas vezes forem necessárias para se obter um vetor com ordenação crescente. Para que a troca de