Fisico
Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho
Nomes: João Marcos, Wilian Junio.
Nºs: 20,36 Serie/Turma: 1ª K
Professora: Aldenisia Química
Desenvolvimento
• O que e um gás ideal?
É composto de partículas puntiformes, ou seja, de tamanho desprezível; dessa maneira, elas não podem realizar movimento de rotação.
A força de interação elétrica entre as partículas devem ser nulas, ou seja, elas devem estar bem afastadas para que não haja força elétrica.
Há ocorrência de interação apenas durante as colisões, que são perfeitamente elásticas; e após esta colisão entre duas partículas, não há perda de energia na forma de calor.
Então, para que o gás possa ser dito ideal, deve ter pressão baixa e alta temperatura (as partículas devem vibrar com mais energia).
• O que e um gás real?
Gás Real é aquele que encontramos na natureza, ou seja, os gases comuns aos quais podemos a qualquer momento nos deparar com uma amostra real.
• Qual a diferença entre eles?
Gás Ideal: é aquele que possui propriedades inexistentes nos gases naturais, sempre confirmadores da teoria cinética dos gases. Além disso, não existe nenhum gás ideal, sendo esses gases irreais ou não existentes na natureza.
Gás Real: é aquele que encontramos na natureza, ou seja, os gases comuns aos quais podemos a qualquer momento nos deparar com uma amostra real.
Influência do gás
Influência da Pressão
A pressão de um gás está associada ao volume deste gás. O aumento da pressão beneficia a reação com menor volume e a diminuição da pressão beneficia a reação com maior volume.
Influencia do volume
O volume dos gases sofre influencia da temperatura e da pressão a que o gás esta submetido, pois os gases são altamente compressíveis.
Influência da temperatura
É a única alteração que pode modificar o valor da KC.
Transformações gasosas
Isotérmica: é uma transformação termodinâmica que ocorre a