fisico
2.1 O COMPORTAMENTO DE CAMINHAR
Por meio de estudos literários sobre o tema escolhido, foram elaborados os dois próximos subtópicos que mostram desde o conceito do comportamento caminhar até a importância do fenômeno implicada a vida do sujeito. Segundo Borges e Leal (2006) andar é um ato habitual entre os seres humanos, podendo trazer benefícios quando praticado como um exercício fisco diariamente.
2.1.1 A caminhada como exercício físico
A atividade física deve ser entendida como toda a atividade humana que envolve movimentação, acelera os batimentos cardíacos acima da frequência de repouso e envolve o gasto de energia dos músculos por meio da contração e do relaxamento dos mesmos. Assim, há diversas atividades físicas nas atividades cotidianas tais como varrer uma casa e subir e descer escadas. Em contraponto, exercício físico melhora a aptidão física, pois é denominado como sendo uma sequência sistemática de movimentos que são executados de forma estruturada, planejada e com objetivo a ser alcançado. (Saba, 2003).
Pitanga (2004) apresenta a caminhada como sendo um exercício aeróbico, pois utiliza o oxigênio como fonte principal energética. Portanto é exigido do praticante da modalidade uma aptidão cardiovascular, aeróbica e uma capacidade aeróbica. O conjunto destas aptidões é apresentado por Saba (2003) como fundamental para o sujeito ter a execução das atividades, possibilitando assim ao sujeito ter a capacidade de continuar ou persistir em tarefas cansativas que envolvam vários grupos musculares do sujeito.
2.1.2 Importância do exercício físico
Em Saba (2003), é apresentado um contexto histórico das