Preparo e padronização de soluções
Objetivo: Preparar soluções diluídas a partir de reagentes sólidos ou de soluções mais concentradasv de reagentes. Determinar a concentração real de uma solução (padronização da solução) a partir de uma reação química conhecida, em um procedimento de titulação.
Materiais: Balança semi-analítica (+ 0,001 g), pipeta volumétrica de 25,0 mL, Erlenmeyer de 250 mL, pipeta graduada de 10,00 mL, proveta de 10,00 mL, Conta gotas, Pissete com água destilada, Pêra de sucção, béqueres.
Reagentes:
H2SO4 concentrado (98 % m/m, d = 1,84 g.cm-3).
Solução de Na2CO3 de concentração exatamente conhecida
Soluções dos indicadores visuais vermelho de metila e fenolftaleína.
Água destilada.
Padronização de uma solução 0,05 mol.L-1 de Ácido Sulfúrico
Preparo de 250 mL de solução 0,05 mol.L-1(0,1 eq.L-1) de Ácido Sulfúrico
1) Efetuar os cálculos para determinar o volume de ácido concentrado necessário para preparar a solução de 0,05 mol.L-1 de ácido sulfúrico. Utilizar para tanto, o valor da densidade e da % m/m que vem marcado no rótulo do frasco.
2) Adicionar 150 mL de água destilada num balão volumétrico de 250 mL.
3) Pipetar a quantidade de ácido necessária utilizando uma pipeta graduada e uma pêra e adicione o ácido aos poucos no balão, agitando sempre. Cuidado: a mistura de água e ácido é exotérmica: a adição deve ser sempre do ácido sobre a água.
4) Espere esfriar e complete o volume do balão, tendo o cuidado de homogeneizar a solução um pouco antes de completar o volume.
5) Transfira a solução para o frasco apropriado. (OBS: No rótulo de uma solução sempre deve aparecer o nome do reagente, concentração, data e o nome da pessoa que preparou).
Padronização da solução de ácido sulfúrico
1. Montar a bureta no suporte universal, utilizando uma garra para fixá-la. Lavar a bureta com detergente e em seguida com água da torneira. Repetir a lavagem usando água destilada. (Estude essa montagem