Preparo e Padronização de Soluções
RESUMO
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Às misturas homogêneas dá-se o nome de soluções. Nestes experimentos foram examinadas as preparações de soluções, os diferentes tipos de unidade de concentração e os cálculos estequiométricos envolvendo o preparo de soluções.
Conhecer-se-ia os mecanismos utilizados para o preparo de uma determinada solução, além de padroniza – lá, utilizando um padrão primário para determinarmos sua concentração real. O hidróxido de sódio (NaOH) não é uma substância primária (substância de concentração conhecida). Assim é inútil uma pesagem rigorosa de NaOH sólido, pois não conhece a sua composição exata, nem a quantidade de água (humidade) que este contém. Deste modo preparam-se soluções de concentração aproximada que depois se titulam (para determinar a concentração rigorosa). A esse processo de verificação da concentração real dá-se o nome de padronização.
A padronização do hidróxido de sódio foi feita por titulação com uma solução padrão de biftalato de potássio (C8H5KO4) utilizando como indicador a fenolftaleína.
INTRODUÇÃO
As soluções são comuns em nosso cotidiano e fundamentais para nossas vidas e para o estudo da Química.Por exemplo,o ar que respiramos é uma solução de oxigênio,nitrogênio e outros gases.De modo geral soluções são definidas como misturas homogêneas de duas ou mais substâncias,sendo que a substância que está dispersa é chamada de soluto e aquela que possibilita dissolução do soluto é o solvente.
Tomando como exemplo a dissolução do açúcar na água,o soluto é o açúcar e o solvente é a água.
Mecanismo de dissolução:
Algumas substâncias se misturam facilmente,formando misturas homogêneas(soluções),enquanto outras não. Isso ocorre devido às forças intermoleculares que unem as partículas formadoras de cada substância. Misturando água