Preparo e padronização de soluções
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE QUÍMICA ANALÍTICA
PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
NOTA:
Todos os Cálculos de Erros demonstrados neste relatório foram calculados por meio de planilha Excel elaborada pelas alunas autoras deste relatório com base no conhecimento obtido em sala de aula. Segue em anexo CD contendo a planilha utilizada.
1 - INTRODUÇÃO
1.1 – Soluções
"Algumas vezes uma mistura pode ser identificada como uma solução por uma mera inspeção visual. Se diferentes fases podem ser vistas a olho nu por meio de um microscópio, a mistura é heterogênea e não é uma solução; se somente uma fase está presente, então, é uma solução. Contudo, a distinção entre misturar homogêneas e heterogêneas por meio visual é algumas vezes difícil ou impraticável, especialmente quanto o tamanho das partículas é extremamente pequeno." (RUSSELL, 1994)
Em química, uma “solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias a serem dissolvidas (soluto), distribuídas através de uma substância que efetua a dissolução (solvente); sendo o solvente o componente de maior quantidade na mistura, ele que da o estado físico da solução (sólido, liquido ou gasoso), no qual o soluto está dissolvido” (NOBREGA,2007). E, “concentração é uma medida das quantidades relativas dos componentes de uma solução, podendo ser medida em m m-1 (massa/massa), v v -1(volume/volume) ou m v-1 (massa/volume (NOBREGA,2007).
"Um método de laboratório comumente usado para decidir quanto a mistura é homogênea ou heterogênea baseia-se na medida da temperatura de mudança de fase." (RUSSELL, 1994).
De acordo com a proporção entre as substancias podemos defini-las em saturadas, onde a “solução contêm o máximo de soluto disperso em equilíbrio com o soluto sólido, precipitado, ou não dissolvido, na própria solução”, insaturadas, que é quando a “solução contêm menos soluto que ela pode dissolver” ou supersaturadas, onde a “solução contêm mais soluto do que