Preparo e Padronização de Soluções
Preparo e Padronização de Soluções
Professora: Letícia V. Faro
Data da Prática: 15/05/15
Alunas: Cinthia Ramos Neily Lobo
Niterói, 15 de maio de 2015
Objetivo
A prática tem como objetivo preparar e padronizar de forma mais precisa possível, as soluções de NaOH e HCl.
Introdução
A solução é a mistura homogênea entre duas ou mais substâncias, e é separada de duas formas: O solvente, que é a substância em maior quantidade. E o soluto, que se encontra em menor quantidade na mistura. Vale ressaltar que a água é definida sempre como solvente, sendo assim chamada de solvente universal. Algumas características das soluções são por exemplo não ocorrer a separação entre solvente e soluto, mesmo quando há a utilização de uma ultracentrífuga ou um ultrafiltro do mesmo modo que suas partículas não são possíveis de se observar através de potentes microscópios. Existem três definições para as soluções, de acordo com a relação entre solvente e soluto, e são elas:
Insaturada: Esta se dá quando a quantidade de soluto presente na solução é menor que a capacidade de solubilização do solvente.
Saturada: Nesta a quantidade de soluto é o valor máximo de solubilização do solvente, podendo então ocorrer, ou não, precipitação.
Supersaturada: Esta se dá quando se é aplicada condições anormais ao solvente com a intensão de aumentar sua capacidade de solubilização.
Além de três definições, de acordo com o estado físico dos solvente e soluto.
Soluções sólidas: O solvente é sempre sólido e o soluto pode ser sólido, líquido ou gasoso.
Soluções líquidas: o solvente é sempre líquido e o soluto pode ser sólido, líquido ou gasoso.
Soluções gasosas: o solvente e o soluto são gases.
Procedimento Experimental
Preparo de Soluções:
1 – Preparar 100mL de uma solução 0,5 mol.L-1 de NaOH.
Com a ajuda de um vidro de relógio foi pesado 2,01g de NaOH e transferido para um bécher de 100mL. Em seguida foi adicionada cerca de 30mL