A inclusão de alunos com necessidades educativas
O artigo resulta de uma pesquisa realizada em escolas públicas da cidade de Curitiba, com objetivo de compreender as principais necessidades dos profissionais da educação básica em relação á inclusão de alunos com necessidades especiais, sendo realizado num período de três meses em nove escolas, utilizando questionários, entrevistas, reuniões, e observações participantes em sala de aula e atividades extraclasse.Com 31 alunos com necessidade especiais, 33 professores e 15 membros da equipe pedagógica. Os resultados da pesquisa indicaram que a maioria das escolas abordadas, não tinha projeto específico a inclusão, acarretando dificuldades curricular, metodológica e avaliativa, assim como falta de esclarecimento sobre as necessidades educativas especiais, observando também a necessidade de instrumentalização dos professores para atendimento de alunos com necessidades especiais, constatou também que aluno vigente na escola tende á homogeneização, sendo incompatível com a inclusão.
A inclusão requer o preparo das escolas e dos profissionais da educação para esta nova realidade, ainda assim a necessidade de o Estado comprometer-se com a inclusão, o poder público oferecer as condições que permitam a instrumentalização das escolas e dos profissionais da educação.
A presente pesquisa teve por objetivo compreender as dificuldades encontradas pela escola ao lidar com alunos com necessidades especiais, no ensino regular tendo em vista a capacitação dos profissionais da educação. A oferta de educação especial é “dever constitucional do Estado”.
Fica claro que a nova LDB, refere á educação especial, é a integração do aluno portador de N.E.E. á classe comum, com necessidade de capacitação dos professores não só para programas especializados como também para o ensino regular.O atendimento de pessoas N.E.E. Na rede