Trabalho de Contabilidade - Análise do Setor Siderurgico
Setor: Siderurgia.
Empresas:Companhia Siderúrgica Nacional, Usiminas e Gerdau.
1. Introdução
Este relatório foi elaborado com o intuito de se analisar a situação econômico-financeira das empresas Companhia Siderúrgica Nacional, Usiminas e Gerdau do setor de Siderurgia.
Partindo de três pontos fundamentais, Liquidez (Situação Financeira), Rentabilidade (Situação
Econômica) e Endividamento (Estrutura de Capital); podemos traçar um panorama básico do equilíbrio ideal que estas empresas possuem ou deveriam possuir, proporcionando o caminho seguido por elas na escolha das estratégias tomadas.
O cenário pós-crise financeira de 2008 exigiu destas empresas novas tomadas de decisões para sobressair às dificuldades postas, refletindo diretamente nos resultados financeiros. Os esforços por elas realizados causaram tanto benefícios quanto malefícios em sua estrutura.
São estas consequências que iremos analisar neste trabalho, assim como sua repercussão no mercado. 2. Breve análise do setor
I) CARACTERÍSTICAS GERAIS
O crescimento das cidades com o histórico desenvolvimento das indústrias fez comque aumentasse de forma exponencial o consumo de, dentre outros insumos, aço e ferrofundido, fundamentais para os produtos industriais e construção civil. A partir dessa crescentedemanda muitas indústrias passam a participar do processo de transformação do minério eminsumos ou produtos finais: são as metalúrgicas e siderúrgicas.
Siderurgia e metalurgia são analisadas na grande maioria das vezes de forma conjunta,mas os dois ramos não são intrínsecos - muito pelo contrário. A indústria metalúrgica atua emum campo amplo, e com isso produz diversos tipos de metais: alumínio, cobre, titânio, ferro eoutros. A indústria siderúrgica, por sua vez, pode ser considerada um ramo da metalurgia, umavez que trabalha exclusivamente na produção de ferro e aço. Ambas são caracterizadas,porém, de forma conjunta em um âmbito geral como