Análise do relatório da administração e notas explicativas da usiminas
Centro de Ciências HUMANAS, LETRAS E ARTES.
Departamento de ADMINistração e COntAbilidade
Estudo Dirigido sobre políticas Contábeis Evidenciadas nos Relatórios da Administração e Notas Explicativas
Trabalho elaborado para as exigências da disciplina CCO 103 – Contabilidade II, ministrada pela professora: Gislaine Aparecida da Silva Santana; escrito por: Elton Tadeu da Silveira – 53668, Helio César Cardoso - 66785 e Robson Luciano Catarino - 66790.
Viçosa
Maio de 2011
Sumário:
1. Introdução (A organização Usiminas) 3
2. Análise do Relatório da Administração 5
3. Análise das Notas Explicativas 8
4.Bibliografia 12
1.Introdução (A organização Usiminas)
A organização Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A ou Usiminas, pertencente ao Sistema Usiminas, que tem como forma de administração, uma Holding que é uma forma de sociedade criada com o objetivo de administrar um grupo. A Usiminas em si é uma empresa do setor siderúrgico líder na produção e comercialização de aços planos laminados a frio e a quente, bobinas, placas e revestidos, destinados principalmente aos setores de bens de capital e de bens de consumo da linha branca (eletrodomésticos como geladeira por exemplo), além da indústria automotiva. Foi fundada em 25 de abril de 1956 em Coronel Fabriciano, no que viria a ser o Vale do Aço em Minas Gerais, gerada como uma empresa estatal do Plano de Desenvolvimento do governo Juscelino Kubitschek com o apoio do capital e da tecnologia japonesa.
. Na década de 70, época do milagre brasileiro em que a economia se mostrava em franco crescimento coube à Usiminas desempenhar um papel fundamental neste processo, ficando responsável pelo fornecimento do insumo básico para a reativação da indústria pesada – naval, automobilística e de construção civil. Em 1971, capacidade de produção alcançou 1 milhão de toneladas de aço ao ano. Isso garantiu sua passagem para três