A importãncia da literatura para formação de leitores
Literatura é ficção, recriação de uma realidade, através de palavras. Essa combinação revela a maneira individual de cada escritor interpretar a realidade, vários são os conceitos de literatura. Além disso, o homem é modificado diante dos saberes literários. Segundo Moisés (2004, p.264) “Literatura é uma atividade que, além de incluir os textos poéticos e os prosísticos, abrange todas as expressões escritas, mesmo as científicas e filosóficas”. A escolha do tema surgiu de uma observação feita em duas escolas: a primeira a Escola Estadual Princesa Isabel, com o Projeto Circuito Campeão, que incentiva a criança a fazer a leitura do livro e recontar o que leu na sala para os colegas em sala de aula, atividade que favorece criatividade, em vez de mais um espectador, o aluno transforma-se num um ouvinte sensível ao prazer de ler e ao encantamento do texto.
Além disso, na leitura compartilhada de um texto literário a possibilidade da invenção, da criação, está sempre aberta. Este talvez seja o aspecto mais fascinante de toda esta experiência: abrir espaço para a criação e a criação é o caminho para a autonomia e para autoafirmação.
Na segunda, a Escola Estadual Professor Camilo Dias, foi observado em três turmas do Ensino Médio o descontentamento pelo ato de ler.
Muitos são os alunos que não ser têm uma prática cotidiana da leitura literária, o ensino da literatura visa o aperfeiçoamento da leitura. Não se trata de uma ação mecânica que aborrece. Ler é estabelecer relação com o texto lido, é compreendê-lo e interpretá-lo.
Neste sentido, a literatura passa a ser um convite à liberdade de expressão, onde os alunos podem expressar seus sentimentos, descobrir e compreender melhor suas próprias emoções. A faixa etária dos alunos do Ensino Médio varia dos treze aos dezoito anos de idade. Nesta fase, o adolescente encontra-se emocionalmente vulnerável, e acaba sendo influenciado diretamente pelo poder de persuasão da mídia, dos amigos, dos preceitos