A importancia da literatura infantl na formação do leitor
Laiz dos Santos Brito
Maiara Mendes Cerqueira[1]
“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.”
(Bamberger)
RESUMO: É na infância que todos os hábitos dos indivíduos são formados. Partindo desse ponto o presente estudo tem por objetivo reconhecer a importância da literatura infantil na formação do hábito de ler, pois é nessa fase que as crianças revelam maior interesse pela leitura. Deste modo a literatura infantil deve ser utilizada como uma ferramenta fundamental na construção do leitor. Utilizando o referencial teórico de Cristiane Madanêlo de Oliveira, especialista em literatura infantil e juvenil pela UFRJ.
Palavras-chave: Literatura infantil; infância; leitor.
Tudo o que opera na fase do desenvolvimento da criança é importante na formação de um indivíduo, inclusive a leitura, deste modo o interesse pela leitura e o hábito de ler são desenvolvidos ainda na infância, pois é neste momento que os hábitos dos indivíduos são formados. A literatura infantil permite que as crianças desenvolvam sua capacidade de criar, recriar, inventar e até mesmo viajar pelo mundo da fantasia, através do contato com uma leitura prazerosa e reflexiva, além de possibilitar situações onde as crianças possam interagir com seu processo de construção do conhecimento. Por ser a literatura infantil um instrumento fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação e informação, deve ser aplicado de forma coerente, ou seja, utilizá-la não apenas para ensinar valor moral as crianças, mas para apresentá-las um mundo onde ela usa da sua imaginação para dar o seu sentido aquela história, para poder despertar o prazer de ler nas crianças desde cedo. Sobre o fato da importância de habituar a criança às palavras, Richard Bamberger (2002) declara, “Se conseguirmos