A importância dos Gêneros Textuais na Educação Infantil
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12 13 13 15
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da inserção dos gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, uma vez que acreditamos que eles colaboram, significativamente, no desenvolvimento da linguagem e funcionam como instrumento e objeto de trabalho para professores. Assim quando analisamos os conceitos de gêneros, percebemos inicialmente, que todos eles se referem ao social, pois é este, como as conceituações indicam, que fundamentalmente possibilita a existência dos gêneros textuais e/ou discursivo.
2 DESENVOLVIMENTO
Os gêneros textuais são os textos materializados em situações comunicativas recorrentes, encontrados em nossa vida diária e apresentam padrões sócio-históricos característicos, ou seja, são textos orais e escritos produzidos momento história. Definidos por composições funcionais, anunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais instituições e técnicas.
Ao contrário dos tipos textuais, os gêneros possuem números limitados, enquanto os tipos possuem cerca de dúzia de categorias: Narração, argumentação, exposição, descrição, injunção. Um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Um tipo textual está contido num gênero e nunca ao contrário. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, injuntivas, e assim por diante, sem perder sua funcionalidade.
“A importância da percepção do gênero, a partir de um dispositivo-de-sentido, é possibilitar agrupamentos de recursos linguísticos – de significação. De referenciação, de disseminação de sentido etc. -, de estratégias textuais dominantes – argumentativa,