Capitães da areia
O livro inicia com cartas enviadas ao Jornal da Tarde pela insatisfação do povo com um grupo de aproximadamente cem garotos, conhecidos por “Capitães da Areia”, que andavam assaltando a cidade. Essas crianças não tinham moradia certa, ou pelo menos não fora localizada, nem o local onde escondiam os produtos roubados que estavam tornando-se diários. A carta enviada pede alguma providencia do juizado de menores e relata o assalto na residência do comendador José Ferreira.
Trapiche
Este capítulo, relata a formação do grupo dos meninos assaltantes, conta a historia de Pedro Bala, que torna-se um dos personagens principais, passando a ser o líder, tem o cabelo loiro e uma cicatriz de navalha no rosto que ganhou após uma luta em que venceu Raimundo, o antigo comandante do bando. Seu pai era conhecido como Loiro e liderara uma greve no porto, onde foi assassinado por policiais.
Noite dos Capitães da Areia
Este capitulo é dedicado a descrição de cada um dos personagens que formavam o grupo dos capitães da areia. O grupo era composto por cerca de cem meninos o livro cita João Grande como negro bom entrou para a equipe com apenas 9 anos, Volta Seca, seu desejo de tornar-se cangaceiro era enorme, tanto que depois entrou para o grupo de Lampião transformando-se em um cruel assassino, uma de suas características também era o ódio pelas autoridades, havia também João José que passou a ser conhecido como Professor por gostar muito de ler, Professor roubava livros mas nunca os vendia, era fascinado e cuidava muito bem de seus livros. Outro componente do grupo era o conquistador Gato que vivia entre prostitutas e consegue conquistar uma delas. Sem-Pernas não tinha uma perna, era o espião do grupo, sua estratégia era fingir-se de órfão para ganhar a confiança das famílias e passar informações para o grupo sobre as casas, Sem-Pernas passa por um grande conflito após ser acolhido por um casal que perdera um filho pequeno a pouco tempo, fica na dúvida