Informatica
ALELOS LETAIS:
Introdução:
Na biologia genética é o ramo que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração, hereditariedade. A genética também é conhecida como a ciência dos genes, pois gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Existem mais de um tipo de gene, neste trabalho iremos focar em genes letais, ou alelos letais.
Em 1905, o cientista francês Lucien Cuénot (1866-1951), baseado em experimentos em que estudava a herança da cor da pelagem em camundongos verificou que esse tipo de herança não obedecia as proporções esperadas segundo as leis mendelianas. O auto cruzando entre camundongos de pelagem amarela (caráter dominante), nasciam camundongos de pelagem amarela e de pelagem castanha(caráter recessivo), respectivamente na proporção de 2:1 e não na proporção esperada de 3:1. Na tentativa de solucionar o problema, Cuénot realizou cruzamentos-testes, cruzando os camundongos amarelos obtidos no cruzamento anterior com camundongos castanhos. Observou entre os descendentes a proporção fenotípica de 50% de camundongos amarelos e 50% de camundongos castanhos. Concluiu então que todos os camundongos amarelos deveriam ser heterozigotos. Afinal, quando camundongos amarelos eram cruzados entre si, nasciam filhotes com pelagem castanha, caráter recessivo. Posteriormente descobriu-se que camundongos homozigotos não chegavam a nascer, morrendo no útero materno na fase embrionária. Concluiu-se então que os genes para pelagem amarela em dose dupla são letais ao indivíduo, já que provocam sua morte.
Fonte da imagem : http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQItd-EzcdcS_Xo65pDO5OLLD-0oQSYoR0Biln1cI-nT-eI4SEZ Alelo letal, ou gene letal é um gene que causa a morte pré ou pós-natal, ou que então produz uma deformidade significante. O alelo letal pode ser dominante, como é o caso do experimento com camundongos, isto é, mata em homozigose e heterozigose, ou recessivo, mata em homozigose.