ensino da linguagem oral na educacao infantil o lugar dos generos textuais formais 1
AUTORIA: Glaís Sales Cordeiro (doutora, Universidade de Genebra,
Glais.Cordeiro@unige.ch)
RESUMO
Esta contribuição visa realizar uma discussão sobre o lugar dos gêneros textuais formais no ensino da linguagem oral no ciclo da educação infantil, onde a noção de gênero é ainda pouco presente na prática do educador e do professor. Será apresentada a análise de produções do gênero oral “receita de cozinha”, realizadas pelos mesmos alunos em dois anos letivos distintos do ciclo de educação infantil em uma escola genebrina. O estudo ancora-se nas definições de gênero textual e de seqüência didática, propostas pela equipe GRAFE (Groupe de recherche pour l’analyse du français enseigné) da Universidade de Genebra.
Um segundo objetivo é subsidiário ao primeiro: a análise de indicadores de progressão das capacidades de linguagem dos alunos de um ano a outro da escolaridade.
Os resultados indicam que os gêneros textuais orais formais podem constituir um objeto de ensino-aprendizagem pertinente em classes de educação infantil. Além disso, a análise comparativa das produções dos alunos aponta para uma apropriação das características do gênero estudado.
Palavras-chave: educação infantil, linguagem oral, gênero textual, receita de cozinha, progressão RESUME
Cette contribution vise à réaliser une discussion sur la place des genres textuels formels dans l’enseignement du langage oral au niveau de l’école maternelle, où la notion de genre est encore peu présente dans les pratiques des éducateurs et des enseignants. Sera présentée l’analyse de productions du genre oral « recette de cuisine » réalisées par les mêmes élèves dans deux années scolaires distinctes de l’école maternelle à Genève. L’étude est ancrée dans
1
les définitions de genre textuel et de séquence didactique proposées par l’équipe GRAFE
(Groupe de recherche pour l’analyse du français enseigné) de l’Université de Genève.