A importância dos dons
TEXTO ÁUREO
“Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (1Co 12.1). – Os termos que a Bíblia emprega para os dons espirituais descrevem a sua natureza. “Dons espirituais”, (gr. pneumatika, derivado de pneuma, “espírito”). A expressão refere-se às manifestações sobrenaturais concedidas como dons da parte do Espírito Santo, e que operam através dos crentes, para o seu bem comum. Paulo assevera que esses dons fortalecem espiritualmente o corpo de Cristo e aqueles que necessitam de ajuda espiritual (Rm 12.6; Ef 4.11; 1 Pe 4.10). Os Coríntios não compreenderam o modo como o Espírito Santo opera através dos crentes e abusaram do uso dos dons espirituais, aparentemente encarando-os como fins em si mesmos. Um erro repetido hoje, quando muitos não compreendem qual a utilidade dos dons e em particular, o dom de línguas. Aquela Igreja não compreendeu o uso publico adequado do dom de línguas e, frequentemente, perturbavam a ordem do culto.
VERDADE PRÁTICA
Os dons espirituais são concessões do Espírito Santo, objetivando expandir, edificar, consolar e exortar a Igreja de Cristo, para que ela cumpra, eficaz e plenamente, a missão que Deus lhe confiou.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Na última lição conhecemos a atuação do Espírito Santo na humanidade, entendemos que sua presença no crente é imprescindível e que Ele é o agente capacitador para a obra de Deus. É essencial que os crentes reconheçam a importância do Espírito Santo no plano divino da redenção. Sem a presença do Espírito Santo neste mundo, não haveria a criação, o universo, nem a raça humana (Gn 1.2; Jó 26.13; 33.4; Sl 104.30). Sem o Espírito Santo, não teríamos a Bíblia (2Pe 1.21), nem o NT (Jo 14.26, 1Co 2.10) e nenhum poder para proclamar o evangelho. Sem o Espírito Santo, não haveria fé, nem novo nascimento, nem santidade e nenhum cristão neste mundo. Hoje, conheceremos acerca dos dons espirituais. Uma das maneiras do Espírito