A importância do SUS
Resenha Critica Historia Recente do Brasil
Jéssica Donboski
Universidade Federal de Santa Maria, Av. Roraima nº 1000, Cidade Universitária Bairro Camobi, Santa Maria – RS, CEP: 97105-900.
SUS: DA PRIMEIRA À ÚLTIMA OPÇÃO
O século XX é conhecido como o século do progresso, dos avanços industriais, e principalmente, medicinais. Foi um período de ataques violentos de epidemias de várias doenças (como a cólera, a varíola, a malária, a tuberculose, a febre amarela e as pestes), que atingiam a grande massa da população pobre, a qual não dispunha de saneamento básico e nem de um atendimento de qualidade nas principais cidades brasileiras.
Devido a essas doenças estarem demasiadamente espalhadas pelas ruas do país, o número de imigrações caiu de maneira intensa. Com a queda do número de imigrantes, o Brasil passou a perder mão de obra para trabalhar nas colheitas de café e operários para trabalhar nas fábricas, afetando diretamente a economia brasileira. Para solucionar esse grave problema, o governo precisava investir na saúde pública, para que assim o número de doentes caísse e os imigrantes retornassem ao país. Oswaldo Cruz foi então, nomeado diretor do principal hospital, criando o Instituto Soroterápico, que visava à vacinação obrigatória da população doente. Segue um trecho retirado do jornal de época, que retrata a indignação das pessoas com o implante obrigatório da vacina: "Tiros, gritaria, engarrafamento de trânsito, comércio fechado, transporte público assaltado e queimado, lampiões quebrados às pedradas, destruição de fachadas dos edifícios públicos e privados, árvores derrubadas: o povo do Rio de Janeiro se revolta contra o projeto de vacinação obrigatório proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz"