A importãncia do farmaceutico no sus
APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
RIBEIRÃO PRETO - SP 2012
FLÁVIA RODRIGUES DE OLIVEIRA RA: B10230-6 KARLA RUIZ RA: B15953-7 LAÍS LÂINA SEGURA RA: B01295-1
A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NO SUS
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação das disciplinas do 3º semestre, do curso de Farmácia da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.
RIBEIRÃO PRETO – SP 2012
A saúde é direito de todos e dever do Estado, mediante políticas garantido sociais e
econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação (BRASIL, 1988, p.154).
RESUMO
O presente trabalho apresenta a importância do farmacêutico no SUS, citando desde a sua criação até os parâmetros atuais. Apresenta as atividades e o papel que o farmacêutico deve exercer em função das políticas governamentais, tendo em vista o seu importante papel na organização, prescrição e dispensação de medicamentos para toda a população. Este trabalho possui o enfoque na valorização do profissional Farmacêutico destacando a sua importância na Assistência Farmacêutica.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .................................................................................................. 1 HISTÓRIA DA ASSISTÊNCIA FARMACEUTICA ....................................... 2 FARMACEUTICO E O SUS........................................................................... 2.1 O Sistema Único da Saúde............................................................................ 2.2 Atividades Farmacêuticas............................................................................. 2.2.1 Seleção de Medicamentos ................................................................ 2.2.2 Programação de Medicamentos........................................................ 2.2.3 Aquisição de Medicamentos