A importância do supervisor pedagógico
O cenário da educação brasileira tem se modificado nas últimas décadas e o papel do Supervisor Escolar tem acompanhado essas mudanças. O Supervisor Escolar tornou-se tão importante quanto o professor no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
Atualmente, o Supervisor Escolar deve ser visto como o profissional responsável por auxiliar e estimular o trabalho, não só do professor, como também de todos os envolvidos no processo de educar. Não cabe mais ao supervisor cuidar somente da parte burocrática da escola, mas de tudo que envolve e movimenta a educação.
O papel do Supervisor deve ser o de um líder. Deve ser o daquele que se intera do Projeto Político Pedagógico da escola, a fim de colaborar em sua elaboração, constante revisão e encorajar a sua prática.
O supervisor deve coordenar o trabalho pedagógico da escola buscando sempre um processo educativo de qualidade, sempre em parceria com o professor, pois os atos feitos em prol da educação, devem ser feitos de maneira conjunta e nunca isolada. É preciso a participação de todos, com papéis bem definidos e distribuídos pelo Supervisor.
Diante das dificuldades apresentadas na área educacional, o supervisor surge como um ser inovador, tanto no que diz respeito à parte administrativa da escola, como na prática dos docentes, para que o aprendizado ocorra de fato e de forma efetiva. O Supervisor deve mostrar competência para assistir aos professores visando ao melhoramento do ensino-aprendizagem.
O fato de ter havido um crescimento muito grande no número de escolas, acabou acarretando em uma escassez de professores bem preparados. O currículo pedagógico também aumentou. Esses acontecimentos fizeram com que cada vez mais a figura do Supervisor Escolar fosse exigida como um coordenador e um cooperador, auxiliando nas necessidades que se apresentam diariamente na vida escolar.
É importante que o Supervisor vivencie os problemas que são próprios de uma unidade escolar, como: