Supervisão Educacional
SUPERVISÃO EDUCACIONAL
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Como a supervisão era vista na Grécia Antiga?
Na Grécia Antiga a Supervisão era considerada treinamento para estudantes e que na Idade Média era enviado às escolas um professor, percebido pelos demais como alguém que controlava as atividades, a fim de garantir que aspectos morais e religiosos da instrução fossem desenvolvidos.
A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução)
= escravo encarregado de conduzir as crianças à escola.
A supervisão sempre ocupou um espaço na escola sendo vista como possibilidade de garantir o bom funcionamento da instituição, para garantir o desenvolvimento dos sistemas de ensino dos professores observando tudo até ao nível de direção.O caráter controlador sempre esteve agregado a esta função.
2. Ao longo do tempo, o conceito de supervisão escolar sofreu algumas modificações, passando por três fases: Fiscalizadora, Construtiva e Criadora. Explique cada uma delas.
Fase Construtiva: examinar as falhas dos professores; melhorar a atuação dos professores com cursos de aperfeiçoamento e atualização.
Fase Criativa: detecta quais os problemas para intervir e melhorar o ensino aprendizagem. Mudança de postura do profissional supervisor que passa de inspetor a colaborador e tem como objetivo o aperfeiçoamento de todo o processo. Fase Fiscalizadora: Prazos, datas, documentos e situação legal. Fiscaliza o ensino aprendizagem.
3. Explique o Projeto de Lei nº 4.106, de 2012, expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.
O Projeto de Lei tem por finalidade regulamentar a profissão de Supervisor Educacional, além de deixar claro quais são suas atribuições. Explica quais são as atividades que o supervisor precisa exercer, qual o perfil que este profissional precisa ter.Também busca justificar a necessidade deste profissional na comunidade escolar enfocando a questão que nos dias atuais sua atuação é