projeto politico-pedagógico
A educação é de fundamental importância para nós educadores. Por conhecer os procedimentos da teoria X prática na educação brasileira, os profissionais da educação passaram a ver sobretudo a importância do Projeto Político Pedagógico da Escola.
O projeto oferece eixos norteadores ao trabalho da escola, permitindo um trabalho efetivo, competente e com autonomia. Ele é fundamentado nas necessidades de organizações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola.
Projeto Político Pedagógico da Escola é uma exigência legal que está sendo transformada em realidade por todas as escolas do país. Entretanto, não se trata apenas de assegurar o cumprimento da legislação vigente, mas, sobretudo, de garantir um momento privilegiado de construção, organização, decisão e autonomia da escola. Por isso, o governo vem procurando meios para que essa exigência não se reduza a mais uma atividade burocrática e formal a ser cumprida.
A gestão e a supervisão escolar, das escolas estão cada vez mais buscando estabelecer um posicionamento político pedagógico coerente e comprometido efetivamente democrático, para que a elaboração do projeto seja coletivo e não por agrupamento de projetos individuais, ou em um plano apenas construído dentro de normas técnicas para ser apresentado às autoridades superiores.
O Projeto Político Pedagógico da Escola é um procedimento para facilitar a parte pedagógica e administrativa da escola. Para que o projeto seja levado a frente a supervisão escolar e gestão devem ser de caráter democráticos. Pois, o diálogo entre a escola, a comunidade, professores, supervisores, direção e alunos, é de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto.
A partir do momento em que conhecemos o processo de construção, desenvolvimento e os benefícios que o Projeto Político Pedagógico da Escola oferece na organização escolar, podemos analisar e explicitar a importância do projeto no ambiente escolar.
O papel dos supervisores na elaboração e