A importância do Profissional de Recursos Humanos frente ao problema do Assédio Moral na Empresa
O texto sobre “O assédio moral no trabalho” é da advogada empresarial, especializada em direito trabalhista, Eliana Aparecida Nogueira de Sousa, fala sobre o desafio em que o RH tem de criar ações para extinguir este tipo de assédio dentro da organização, ainda explica alguns casos de grandes empresas que sofreram acusações de assédio moral.
O assédio moral é uma tentativa de desestabilizar emocionalmente a "vítima", através de exposição a situações vexatórias, no ambiente de trabalho, fazendo com que ela se sinta ofendida, humilhada, constrangida, inferiorizada, ou qualquer outro sentimento de rebaixamento de sua auto-estima. Estes sentimentos geram ações que podem levar o indivíduo à situação de assediador ou assediado, causando danos à própria empresa.
Todos os dias profissionais, independentemente da idade ou do nível de conhecimento, esforçam-se para descobrir uma forma de preservar seu valor no papel profissional. O avanço tecnológico, a concorrência acirrada, a busca incessante por maior produtividade e mudanças sociais, transformaram o mundo em uma grande aldeia, colocando os profissionais frente a uma nova realidade que cria conflitos, exigindo novas posturas, a globalização tem ocasionado mudanças nos ambientes de trabalho, que dia após dia têm se tornado mais competitivo.
Um dos casos de assédio foi da Ambev - Companhia de Bebidas das Américas, condenada pela Justiça do Trabalho, em 2006, a pagar indenização de R$ 1 milhão por dano moral coletivo, decorrente da prática de assédio moral contra seus funcionários. O processo, no entanto, gerou um acordo extrajudicial, em que a indenização poderá ser paga com campanha publicitária para promover ações do Ministério Público do Trabalho. A Ambev também se comprometeu, claro, a não mais utilizar qualquer prática discriminatória contra seus empregados.
Ivan Mocelin, gerente de RH da Case New Holland, diz que