ASSÉDIO MORAL NAS EMPRESAS
FACULDADE OSMAN DA COSTA LINS
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE
ABRIL DE 2014.
ALICIA DA COSTA LEMOS
ELISÂNGELA GUERRA DE MOURA
GILVANÉLIO GILVAN AGUIAR DA SILVA
JAIR MANOEL DOS SANTOS
LUCAS CAMPOS DA SILVA
MARINEIDE FÉLIX AMORIM
RENATA MARIA PEDROSO NOGUEIRA
SORAYA MENDES DA SILVA
SUELI MARIA DOS SANTOS
ASSÉDIO MORAL NAS EMPRESAS.
Trabalho apresentado para a avaliação bimestral da disciplina de Administração de Recursos Humanos II, ministrada pela professora Joábia Alves do 5° período do curso de Administração.
FACULDADE OSMAN DA COSTA LINS
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE
ABRIL DE 2014.
Sumário
1. Introdução
Desde que a as relações de trabalho passaram a ficar mais complexas com o fenômeno da Revolução Industrial no século XVIII, muitas melhorias foram introduzidas na vida dos colaboradores da empresa, como a conquistas dos direitos trabalhistas e da regulamentação das mais diversas categorias de emprego.
Porém juntamente com as melhorias trazidas aos funcionários de uma empresa e dos próprios gestores, grandes problemas passaram a ficar mais complexos dentro do ambiente de trabalho, como é o caso do assédio moral. Este tipo de assédio traz inúmeros prejuízos a vítima e também a própria organização, uma vez que o sucesso da organização depende do bom desempenho de seus funcionários. Funcionários frustrados e doentes fisicamente e psicologicamente não tem o rendimento necessário para atuar com maestria na realização de suas atividades.
Difere-se do assédio sexual por não apresentar caráter sexual, o assédio moral é um conjunto de atitudes repetitivas que diminuem o amor próprio e ferem o principio da dignidade humana assegurada em lei, e que vão aos poucos tornando insustentável a permanência do empregado em seu emprego, resultando na maioria dos casos em um pedido de demissão.
1.1 O que é Assédio Moral?
Tão antigo quanto o trabalho, o assédio moral