A importância do processo de atenção para o professor
Prof. Daniela Regina da Silva
Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (0281/3) – Psicologia da Educação e Aprendizagem
02/02/08
RESUMO
O texto A importância do processo de atenção para o professor fala sobre a necessidade de se conhecer como se processa atenção, principalmente a atenção voluntária, para que tal processo possa fornecer subsídios para o planejamento das diversas estratégias que devem ser utilizadas na apropriação efetiva do conhecimento. Salienta ainda o afeto como fator relevante no processo de atenção e no aprender.
Palavras – chave: Atenção; Aprendizado; Afeto.
1 INTRODUÇÃO
Compreender como acontece o aprendizado e por que às vezes certo conteúdo não atingiu o aluno, sempre foi interesse do professor. Um dos caminhos para descobrir como efetivar o saber é conhecer como se processa a atenção. A atenção voluntária se desenvolve através dos significados atribuídos a determinados assuntos e é preciso se preparar para envolver o aluno de forma que o faça atribuir algum significado que desperte a sua atenção.
2 A atenção: uma definição:
Atenção pode ser definida como a direção da consciência, o estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto. A atenção como processo biológico é inato e aos poucos vai adquirindo novas formas e expressões. Já a atenção como um processo psicológico, tem como função selecionar quais estímulos fornecidos pelo meio vão ser apropriados pelo ser humano.
2.1 Tipos de atenção
O processo de atenção está dividido em duas categorias: a atenção voluntária e a atenção involuntária. A passagem de uma para a outra acontece através da mediação simbólica, ou seja, dos estímulos do meio em que está inserido.
2.1.1 Atenção involuntária:
Aquela que não é controlada e que os estímulos não são selecionados.
2.1.2 Atenção voluntária:
É realizada através de significados que o ser humano atribui