A importância do gestor na estrutura organizacional
O trabalho a seguir falará sobre a importância de um gestor na estrutura organizacional, apresentando os conceitos de Gestão, as teorias administrativas, os precursores, o surgimento da necessidade de fazer com que a administração se tornasse uma disciplina formal, mostrando as ações de um gestor dentro da estrutura organizacional, que tem a função da divisão das responsabilidades de cada funcionário dentro da mesma.
Demonstraremos como atua um gestor desorganizado e o quanto sua desorganização o prejudica no alcance dos objetivos e metas da organização.
Como estudo de caso obtemos informações sobre a estrutura de uma agência bancária Bradesco S.A., mostrando a funcionalidade e objetivando a confirmação da importância do gestor, como um líder que possui a responsabilidade de planejar, organizar, dirigir e controlar cada departamento dentro de uma organização.
1. CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
Administração é uma palavra que vem do latim manejo (que corresponde ao inglês management) e gestão (que corresponde ao espanhol gestión e ao francês gestion). Todas tem o mesmo significado, um processo dinâmico de tomar decisões sobre a utilização de recursos para possibilitar a realização de objetivos, seja com fins lucrativos ou não.
Era um termo utilizado até a metade do século XX, a partir daí, o denominaram gestão. Um termo inovador e amplo para o que conhecemos como administração e gerência, que se trata em transformar conhecimento em resultado.
Administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar as diferentes atividades dentro da organização.
Planejar: tomar decisões sobre objetivos e os recursos que devem ser mobilizados para realizá-los;
Organizar: dividir as responsabilidades e recursos para realizar as tarefas;
Dirigir: conduzir e orientar o pessoal, liderar, motivar e facilitar a comunicação;
Controlar: avaliar e verificar se o planejado foi executado corretamente.
2. A HISTÓRIA