Organização no processo de gestão
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo analisar a importância da organização para a construção de uma gestão educacional de boa qualidade. Nos tempos modernos podemos observar as hierarquias empresariais para a estabilidade da empresa, sendo necessário desenvolver organizações nas quais lhes cabem a responsabilidade de adequar as gestões em seus parâmetros cabíveis.
Palavras-chave: Organização, Gestão Educacional, Capacitação de Funcionários e Motivação.
1. Introdução
A organização proporciona um ambiente favorável ao desenvolvimento da empresa e de seus funcionários, contribuindo para seu crescimento. O tema deste artigo foi definido a partir da disciplina de Organização e Gestão de Serviços em Multimeios e Informática Educativa, a qual me possibilitou uma visão ampla sobre os serviços organizacionais, o que julgo de suma importância para a construção de uma gestão exímia. As gestões estratégicas cada vez mais estão inseridas nas organizações educativas e, portanto devemos estar atentos para que este “gerencialismo” não interfira nas práticas educacionais, empobrecendo a qualidade do ensino escolar. As instituições escolares abordam esta estrutura como “administração escolar”, a qual é constituída de atividades de planejamento, organização, direção, coordenação e avaliação, surgindo então a necessidade de um conceito com maior abrangência e que descreva a administração escolar e suas alternativas, numa linha que podemos chamar de gestão. Ressalto de suma importância aqui, estabelecer relação entre gestão educacional e a organização institucional para a produção de um trabalho de maior qualidade e satisfação pessoal dos funcionários. Para respaldar estas idéias, busco bibliografias, teorias e conceitos que auxiliem a esclarecer este tema.
2. O que é gerir? O que é ser gestor?
A palavra gerir vem do latim “gerere”, que significa administrar, criar, executar, produzir. Portanto, o papel de um gestor é o de