O mundo multipolarizado
“FILHO DE IMIGRANTES RUSSOS, CASADO NA ARGENTINA COM UMA PINTORA JUDIA, CASOU-SE PELA SEGUNDA VEZ COM UMA PRINCESA AFRICANA NO MÉXICO (...) MULTINACIONAIS JAPONESAS INSTALAM EMPRESAS EM HONG KONG E PRODUZEM COM MATERIA PRIMA BRASILEIRA PARA COMPETIR NO MERCADO AMERICANO. (...) ”
“DISNEYLANDIA“ DE ARNALDO ANTUNES.
COMENTÁRIO: A música de Arnaldo Antunes faz uma grande referencia a globalização e a unificação de economias e etnias. Assim a musica demonstra uma miscigenação de culturas, um grande mosaico de nacionalidades e como consequências da globalização dentro de um país possui a inclusão de matérias de outros países. Essa globalização possui dois lados, o positivo e negativo, deixando pessoas mais ricas e mais pobres.
• A globalização econômica
A Guerra Fria foi marcada por um grande crescimento econômico. Esse crescimento econômico trouxe um grande beneficio á maioria das populações dos países do Primeiro Mundo. O mundo nunca viu um período de prosperidade como o da Guerra Fria, que foi marcado pelo grande desenvolvimento tecnológico baseado na fabricação no produto de massa.
Embora países subdesenvolvidos como o Brasil tenham crescido muito durante esta Guerra, não foram capazes de resolver os seus problemas de pobreza e concentração de renda.
Com o fim da Guerra Fria e a chegada da Globalização Econômica foram saudados pelos meios de comunicação como uma oportunidade de levar prosperidade a todos os cantos do mundo.
• Globalização e exclusão social
O “livre comércio” é defendido pelos meios de comunicação como a saída para o desenvolvimento dos países , mais esta defesa de competição livre pelos mercados é realizada como oportunidade a todos os membros em condições de igualdade. As principais transações acontecem nos países que detêm os recursos econômicos e tecnológicos.
2
Os resultados dessa concentração de renda e comércio globais pode ser notada no mapa “caviar, iate e jato privativo”, que evidencia as