História da psicologia Hospitalar
A história da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar remonta da década de 80, quando a psicóloga Bellkiss Wilma Romano organizou em encontro nacional em São Paulo, de profissionais que trabalhavam na área hospitalar. Foi um encontro muito importante porque a partir daí esses profissionais tiveram a oportunidade de se conhecerem e iniciar uma interlocução sobre uma prática específica e exigente.
Foi a partir deste encontro que os profissionais que trabalhavam na área começaram a se encontrar e organizar congressos. Mas esses congressos, apesar de dispor de uma rica programação científica e da oportunidade de interlocução que ofereciam, eram particulares. Dessa forma, o lucro dos eventos ficava para as pessoas que organizavam. Sentia-se a necessidade da criação de um órgão que cuidasse dos interesses e avanços científicos da classe.
Assim, as psicólogas Marisa Decat de Moura (MG) e Bellkiss Wilma Romano (SP), desenvolveram a ideia de criar uma Sociedade sem fins lucrativos, cujo objetivo era estritamente científico, com ênfase na publicação científica, realização de congressos e incentivo a pesquisa, visando a congregação de psicólogos clínicos com atuação em hospitais. Essa proposta teve ressonância também em outros profissionais.
FUNDAÇÃO - 1997
A partir dessa proposta, formou-se um grupo de 45 psicólogos que trabalhavam em hospitais de diversas estados do Brasil, e no dia 04 de junho de 1997, no Centro de Estudos do Hospital Mater Dei foi realizada a primeira assembleia que fundava a Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, com sede em Belo Horizonte.
Década de 80- Bellkiss Wilma, São Paulo
Início de uma interlocução sobre uma prática específica e exigente
Congressos particulares
Necessidade da criação de um órgão que cuidasse dos interesses e avanços científicos da classe.
Marisa Decat de Moura e Bellkiss Wilma Romano
Fundação -1997
45 psicólogos de diversas áreas do Brasil
4 de julho, no Centro de Estudos do Hospital