A importância do gerenciamento de custos e preços
“O Futuro não está à nossa frente, ele já aconteceu.” Philip Kotler (2010).
Para Porter (1997), o grande desafio é desenhar um quadro que possa orientar os dirigentes e gestores na complexa tarefa de identificar estratégias de atuação em um mercado cada vez mais dinâmico e que exige respostas imediatas.
Alinhado com esta teoria e não menos importante que o Marketing, o Planejamento de Vendas é uma das ferramentas mercadológicas com que as empresas buscam a excelência para tornarem-se cada vez mais competitivas.
As organizações estão em constantes transformações, sempre buscando a excelencia, os gestores empresariais estão conduzindo a incrementarem suas estratégias, face a globalização, ao mercado altamente competitivo, as altas taxas de impostos criadas pelo governo e a redução gradativa do ciclo de vida de produtos, de tal modo que cada vez mais técnicas apuradas são utilizadas para detectar os vilões contabeis que ameção a lucratividade das empresas, visto que decisões de preço equivocadas comprometem os resultados, consequentemente a continuidade da empresa.
Resumo:
Preço "significa a soma do dinheiro que os clientes devem pagar para obter o produto" (Kotler 1998).
Objetivando apresentar um modelo de decisão de preço baseado na Teoria Economica, com enfoque em Target Price (Preço Alvo), a tomada de decisão sobre produtos e serviços deve ocorrer em consonância com uma forte análise na lucratividade e rentabilidade, não somente nos custos.
Para mitigar os riscos, se faz necessário estabelecer um modelo de forma a constituir procedimentos para definição do preço de venda, de acordo com o mercado especifico, explicitando o método de custeio adotado, como determinar um modelo geral para definição de preço.
Deve-se ainda considerar um modelo de preço de venda para monitorar os preços praticados e