A importância do cálcio na alimentação
O cálcio desempenha um papel fundamental para o funcionamento do organismo humano. De cara, ele é o mineral responsável pela construção e manutenção dos ossos.
Cerca de 99% do cálcio presente em nosso corpo faz parte integrante dos ossos e dentes. O 1% remanescente, embora num percentual de menor expressão, é essencial para a vida e a saúde do organismo como um todo.
Sem esta pequena porcentagem, nossos músculos não conseguiriam contrair corretamente, o sangue não coagularia e os nervos não transmitiriam mensagens entre si.
Uma alimentação rica em cálcio até os 35 anos, irá construir um tecido ósseo mais denso, reduzindo o risco da osteoporose.
A partir dos 40 anos, é natural o início da decadência dos tecidos ósseos, com uma perda de cerca de 0,5% de massa óssea/ano.
Tal processo natural, costuma ser acelerado com maus hábitos alimentares e uma vida sedentária, pois a prática de exercícios físicos é fundamental para a saúde dos ossos. Assim, a cada ano os ossos vão se tornando cada vez mais frágeis e porosos, e mais suscetíveis a quebras.
A osteoporose, hoje uma doença moderna, é silenciosa. Ela não apresenta sintomas, e acaba sendo diagnosticada tardiamente, normalmente quando a pessoa sofre uma fratura.
As maiores vítimas são as mulheres, pois na menopausa, há uma queda significativa na produção de estrógenos, uma família de hormônios femininos, que uma das funções é ativar as células que fabricam o tecido ósseo. Neste momento, torna-se fundamental o foco numa alimentação rica em cálcio, para ajudar na redução da perda óssea, e até, repor parcialmente o índice de perda.
Estudo realizado no MRC, instituto de pesquisas em Nutrição em Cambridge, Inglaterra, comprovou que o esqueleto só torna-se rígido à prova de desgastes quando:
1) Recebe doses diárias adequadas de cálcio.
2) O cardápio diário é rico de alimentos de origem vegetal, e mais que isso, integrais.
O fato é que o consumo habitual de frutas,