A importância do cliente
Consultora de clientes
Tudo começou em 1998 com as chamadas “hostess” do supermercado, que tinham como função receber os clientes nas lojas. No decorrer dos anos o trabalho desenvolvido por estas “hostess” ganhou destaque junto a comunidade e estas passaram a ser denominadas consultoras de clientes. Seu papel inclui as funções de harmonizar a loja, conhecer muito bem o mix de produtos para ajudar os clientes na hora da compra, montar mesas com os produtos, enfim tornar a loja perfeita para dar o melhor atendimento ao cliente. Nas épocas que precedem as datas comemorativas, como Páscoa, Dias das Mães, Dia dos Pais e Natal, as consultoras ajudam até as clientes montarem seus cardápios. Atualmente dos 145 supermercados da rede, 110 contam com as consultoras de clientes.
Conselho de Clientes
Para complementar o trabalho de melhor atendimento, a rede conta com um Conselho de Clientes que se reúne a cada dois meses com a equipe da loja. São as consultoras que escolhem os clientes que participam do comitê, que é formado por dez clientes: cinco são clientes fiéis e cinco mais vulneráveis. O Conselho de Cliente funciona como um termômetro para medir a qualidade da loja. Em cada reunião bimensal é escolhido um tema para debate, além de ser um espaço aberto para reclamações. “São clientes com perfis diferentes para que possamos analisar vários aspectos no atendimento e mix de produtos”, destaca João Edson Gravata, diretor de operações da rede Pão de Açúcar.
Cliente Mais
Criado em 2000 o “Mais” foi o primeiro programa de relacionamento do varejo brasileiro. O programa foi lançado com o objetivo de criar um canal de relacionamento com os clientes da rede Pão de Açúcar. As informações colhidas nas lojas contribuem de forma fundamental para o conhecimento das reais necessidades dos consumidores. No final de 2008 o programa foi reformulado e o cliente passou a ganhar pontos que podem ser trocados por vale compras. Desde que