Analise investimentos
Prof. Dra. Elvira Vieira
Conteúdo
Introdução 3
Fundação das Nacionalidades 4
Portugal 4
Holanda 4
Caracterização do trabalho 5
Portugal & Holanda no espaço Europeu 5
A “Doença Holandesa” e consequências numa economia 7
Objectivos 7
Análise Macroeconómica dos dois Estados 7
Politica Cambial – Trocas com o Exterior 13
Politica Monetária: Taxas de juro e investimento 14
Semelhanças e divergências das politicas orçamentais 16
Conclusão: 18
Bibliografia 20
Introdução
A perfeita compreensão dos fenómenos macroeconómicos, passa por um entendimento correcto dos condicionalismos criados, não só pelo ambiente geográfico em que eles se desenrolam, como também pela gestão de recursos num mundo globalmente ligado.
Quanto mais eficazes forem as políticas macroeconómicas, maior será o desempenho dos estados, volvido à prosperidade.
Os temas que abordaremos neste estudo, possibilitarão uma melhor compreensão das questões económicas emergentes da relação entre dois estados da comunidade.
Procuraremos relevar os aspectos mais pertinentes, nomeadamente o Desemprego, as Políticas Cambiais, Monetárias e Orçamentais, visando o confronto e a discussão, face a tão complexa temática.
A todos os quais este trabalho se destina e, com a humildade que nos caracteriza, sentir-nos-emos realizados se no final tivermos ter tido a capacidade de transmitir com clareza a matéria alvo de pesquisa que nos propusemos prosseguir.
Fundação das Nacionalidades
Portugal
A influência de povos Mediterrâneos, como os Fenícios e os Gregos e, paralelamente com a fixação de diversos grupos com destaque para os Lusitanos, estes conseguiram impor a toda a Península Ibérica substanciais alterações em todos os seus quadrantes, jurídico, político, linguístico, cultural e económico.
Ao longo do século XX, Portugal teve vários períodos distintos em termos de política macroeconómica, tendo sido os mais importantes,