A importância de dormir bem
A tão falada “correria” da vida moderna está fazendo as pessoas ficarem estressadas. Não é somente a correria, mas também o excesso de preocupações. As duas coisas juntas provocam um cansaço físico e mental tão grande, que fica difícil conciliar o sono à noite. Essa condição funciona como um verdadeiro veneno para o organismo. As consequências de uma noite mal dormida não se restringem apenas a um rosto cansado, olhos inchados e pele sem vida. Os efeitos podem incluir a hipertensão arterial, a impotência sexual, o diabetes e até mesmo o acidente vascular-cerebral (AVC).
O problema é pior do que geralmente se pensa: no Brasil, entre três pessoas, uma tem sérias dificuldades para dormir. Psicólogos afirmam que dormir menos de sete horas por dia é uma irresponsabilidade. Um deles, o Dr. James Maas, professor da Cornell University, EUA, declarou numa entrevista: “O problema é que todos estão sempre ocupados e o sono é uma das primeiras coisas a serem sacrificadas, quando sentimos que não há horas suficientes no dia. Ironicamente, nós seríamos muito mais produtivos se estivéssemos bem descansados”. Mass é autor de vários livros que demonstram a estreita relação entre o sucesso profissional e o sono.
Benefícios da prática para a saúde
Embora algumas pessoas achem que dormir é “perda de tempo”, o sono é fundamental para a sobrevivência e a qualidade de vida; é uma necessidade humana básica. Esse momento de descanso e repouso profundo é importante para o bom funcionamento do corpo e da mente.
São muitas as pesquisas cientificas que tratam do assunto e que comprovam a importância do dormir bem. Porém, ainda assim, são grandes os mistérios sobre o tema, afinal, não sabemos exatamente as razões da existência do sono. O que se sabe é que durante esse período, acontece uma espécie de reorganização interna da mente e do corpo e que a privação do sono pode ser fatal.
Quem não dorme bem, costuma sentir:
1) Cansaço;
2) Sonolência durante o