Importancia do sono
INTRODUÇÃO
Uma boa noite de sono é indispensável para o bom funcionamento do organismo. A privação do sono acarreta no aumento do cortisol (hormônio do estresse) ligado à distúrbios de humor, ansiedade e surgimento de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, doença vascular cerebral, cardiovasculares, entre outras.
A Pesquisa busca pontuar as diversas funções do sono como a restauração, a termo-regulação, a consolidação da memoria e do aprendizado e o repouso do organismo, além de sua importância para o bom funcionamento do organismo.
Ademais, mostra algumas anomalias do sono, pautando também a importancia da atividade fisica associada de uma alimentação saúdavel.
A IMPORTÂNCIA DO SONO
O Sono
Pode definir-se sono como "um período de repouso para o corpo e a mente, durante o qual a volição e a consciência estão em inatividade parcial ou completa". O sono é importante pois nele ocorrem diversas funções necessárias para a saúde do corpo como a restauração, a termo-regulação, a consolidação da memoria e do aprendizado e o repouso do organismo.
Um ser humano adulto dorme cerca de 7 a 8 horas diariamente. Durante o sono, o indivíduo passa, geralmente por ciclos repetitivos, começando pelo estágio 1 do sono NREM, progredindo até o estágio 4, regride para o estágio 2, e entra em sono REM. Volta de novo ao estágio 2 e assim se repete novamente todo o ciclo.
Nos primeiros ciclos do sono, os períodos de NREM (mais concretamente o estágio 3 e 4) têm uma duração maior que o REM. À medida que o sono vai progredindo, os estágios 3 e 4 começam a encurtar e o período REM começa a aumentar. Na primeira parte do sono predomina o NREM, sendo os períodos REM mais duradouros na segunda metade.
O sono divide-se em dois tipos fisiologicamente distintos:
NREM (Non Rapid Eye Movement ou "Movimento Não Rápido dos Olhos");
REM (Rapid Eye Movement ou "Movimento