A IMPORTANCIA DO SONO
Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano. Enquanto dormimos, nosso organismo realiza funções extremamente importantes: fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras. Porém, a falta de tempo de descanso provocada pelo corrido cotidiano urbano, aliada aos inúmeros distúrbios noturnos que atingem boa parte da população, prejudica o desempenho dessas funções.
Envelhecimento precoce, doenças cardíacas e estresse podem ser prevenidos com uma boa noite de sono. Passar as noites em claro já se tornou uma rotina para muitas pessoas. Os problemas para dormir aparecem gradativamente.
É comum procurarem diversos médicos, mas não conseguem ter uma noite de sono tranquila. Com isso, os problemas começam a aparecer: ronco, dores de cabeça, cansaço e dor de garganta são alguns dos distúrbios.
Muitos parecem não dar valor, mas noites bem dormidas, além de serem necessárias para descansar e ‘recarregar as baterias’, ajudam a prevenir uma série de doenças.
"Uma boa noite de sono é uma ótima aliada contra estresse, ansiedade, envelhecimento precoce, acidentes e até auxilia na prevenção de doenças cardíacas", garante o especialista em sono, doutor Faustino Pacheco Filho, do Instituto do Sono de Santos e Doenças Neurológicas. “Ao contrário, uma pessoa que é privada de um sono restaurador pode sofrer consequências que vão além do cansaço, prejudicando a concentração, o trabalho, os relacionamentos...
Enfim, a saúde como um todo”. O neurologista lembra que hoje os distúrbios do sono são mais comuns porque dormimos em média 25% a menos do que há dois séculos, quando não