Importância do sono na regulação do humor
Introdução
Veremos no trabalho a seguir a importância que o sono e o humor tem para homeostase do organismo, veremos a relação em que a serotonina influência nesse tema abordado.
Relacionamos a importância e demonstramos que a falta do sono, pode trazer inúmeros desequilibrios fisiológicos e psíquicos, produzimos serotonina durante o sono e a falta do mesmo causa mau humor entre outros.
Nossa pesquisa foi realizada baseada em artigos , sites com profissionais especializados no assunto.
Não é segredo para ninguém a importância que o sono tem na nossa rotina diária, e não se trata apenas de um momento para descansar. O sono influência o nosso humor, o nosso desempenho e até o modo como vemos a vida.
Compreender o fenômeno do sono em seus diversos aspectos é o procedimento científico para buscar soluções para seus distúrbios, visando alcançar um rendimento satisfatório nas atividades diárias. Na vida diária, o sono interfere no humor, na memória, na atenção, nos registros sensoriais, no raciocínio, enfim nos aspectos cognitivos que relacionam uma pessoa ao seu ambiente.
Desenvolvimento
O sono é um estado facilmente reversível de reduzida responsividade e interação com o meio ambiente. Atua na manutenção da homeostase, dos neurotransmissores envolvidos no ciclo sono-vigília, sedimentação da memória, termorregulação, entre outras. São conhecidos diversos processos patológicos relacionados ao sono, dentre os quais os mais freqüentes são: insônia, ronco, apnéia do sono, sonambulismo, bruxismo, terror noturno, síndrome das pernas inquietas, paralisia do sono, sonolência excessiva diurna e narcolepsia. O sono é estudado há séculos, sendo que um dos primeiros livros sobre o assunto foi publicado por Nathaniel Kleitman em 1939. Já o centro de sono pioneiro foi criado em Stanford em 1970, para atender pacientes narcolépticos; a Sociedade Brasileira de Sono existe desde 1985 e publica a revista Hypnos. Através