A influência do sono no humor do individuo
Uma boa noite de sono é capaz de transformar não só o dia, mas também a saúde. As pessoas que mantêm horários regulares para dormir, geralmente, apresentam imunidade mais alta, além de se saírem bem no combate a problemas como a obesidade. "Quando não dormimos o suficiente, o metabolismo fica mais lento. O corpo entende que precisa economizar energia para continuar trabalhando. E o contrário também é válido: se dormirmos em média oito horas, todos os dias, o metabolismo segue em ritmo mais acelerado constantemente", explica a nutricionista Márcia Curzio.
O organismo bem descansado tem mais fôlego para a queima de calorias, segundo a especialista. Problemas como hipertensão e crises depressivas também assustam menos quem fecha os olhos sem dificuldade.
Durante o sono, nosso corpo passa uma espécie de fase de manutenção.
A curto prazo, o efeito mais notório da falta de sono é o humor intragável pois as dificuldades do sono trazem cansaço irritação, ansiedade e falhas de memórias, além de lentidão no raciocínio.
Privação do sono inibe a produção do hormônio que dá sensação de prazer
Irritação, mau humor e falta de ânimo podem ser sintomas da privação do sono. As pessoas que dormem menos são mais mau humoradas porque a privação do sono inibe a produção de alguns hormônios, como é o caso da serotonina, substância química responsável pela transmissão dos impulsos nervosos entre neurônios e por impedir a acumulação de cortizol e gerar a sensação de prazer, calma e relaxamento. Além de melhorar o humor e a boa disposição, alivia também os sintomas depressivos e de ansiedade.
A falta de sono, somada a situações de estresse do dia a dia fazem com que o corpo libere neurotransmissores e outras substâncias que geram o mau humor e falta de ânimo. Dependendo de quanto a pessoa libera e em quais situações, ela ficará mais eufórica, irritada, triste ou mau humorada.
As