Ergonomia
Você já observou sua postura hoje?
Ergonomia
O que é?
Ergonomia é a adaptação, mudança do meio em que vivemos para vivermos bem, com saúde, prevenindo doenças. Quer um exemplo?
Quando você é solteiro, você dorme em uma cama de solteiro, e ela é bem espaçosa e confortável para você, mas quando você se casa é preciso mudar para uma cama maior para que o casal durma bem, com o mesmo conforto; neste caso, você fez uma ergonomia em casa, adaptou o meio (cama), para viver melhor, com mais conforto; no nosso trabalho, a ergonomia também é importante, vamos adaptar, mudar algumas coisas para que você trabalhe com mais conforto, menos riscos de problemas de saúde, com mais Qualidade de Vida!
Pesquisas relatam que em média 70% dos funcionários de empresas apresentam alguma patologia ligada direta ou indiretamente ao trabalho; isto não quer dizer que a responsabilidade é da empresa; quer dizer muitas vezes que sua postura, o modo que executa o trabalho não está legal, não está adequado.
Não seja mais um neste percentual tão prejudicial à sua saúde física e mental.
Daí a importância da Ergonomia, que representa um esforço de compreender os riscos à saúde do trabalhador e buscar soluções.
Ela trata das relações entre a máquina e o homem dentro de determinado ambiente de trabalho, tendo como finalidade o bem bem-estar, a saúde e o bom rendimento do
,
trabalhador.
Uma das soluções ergonômicas mais eficientes e importantes é:
Ensinar, conscientizar, modificar posturas!
I - Coluna Vertebral
Para o entendimento de algumas patologias que atingem os trabalhadores é necessária a explicação sobre a estrutura da coluna.
A Coluna vertebral é formada por ossos vertebrais e discos intervertebrais.
Osso →
Disco Intervertebral →
Os ossos somam o total de 33 divididos em coluna cervical (Pescoço) torácica
33,
(Pescoço),
(Meio da coluna), lombar (Antes do bumbum), sacral e coccixígena