Cronobiologia
PÓS-GRADUAÇÃO – NEUROPEDAGOGIA - JAGUARIAÍVA
Aluna: Sidnéia Cerqueira dos Santos Brandino
A cronobiologia tem contribuído para o estudo do desenvolvimento psicomotor, na relação entre a ritmicidade circadiana e a função cognitiva, nas desordens do humor, nas alterações do ciclo sono-vigilia, sendo um dos motivos da insônia, e estudos comportamentais em trabalhadores noturnos ou em turnos alternantes.
A cronobiologia tem sido vista em várias linhas de estudo:
1. Área molecular – identificação dos mecanismos moleculares e dos vários genes que contribuem para o controle da expressão da ritmicidade circadiana.
2. Área da fisiologia – identificação dos principais mecanismos biológicos influenciados pela luz.
3. Área da psicologia – identificação da importância da ritmicidade biológica nas funções cognitivas (aprendizagem e memória).
4. Área da medicina – na caracterização, tanto no diagnóstico quanto no tratamento de distúrbios da ritmicidade e as doenças relacionadas.
5. Área da saúde pública – identificação da influência e consequências do trabalho noturno ou em turnos alternantes. A cronobiologia, apesar de ser uma ciência muito nova, provou ser muito importante, pois através dela se podem elucidar várias dúvidas a respeito do maior ou menor rendimento de um indivíduo em diferentes momentos do dia. Quando um indivíduo realiza suas atividades em horários contrários ao seu cronotipo, além de não alcançar o rendimento esperado, provoca implicações em sua qualidade de vida, como problemas de memorização, humor, distúrbios de sono e distúrbios psicológicos, entre outros. Em situações muito parecidas, os estudantes podem apresentar dificuldades de atenção, apatia ou agitação psicomotora, déficit de memória, instabilidade afetiva e dificuldades para pensar, causando muitas implicações negativas para a aprendizagem. Portanto, a cronobiologia deve ser levada para os