A importância da ética na pesquisa científica
Centro de Humanidades “Osmar de Aquino” – Campus III
Departamento de Letras e Educação
Graduação em Letras: Licenciatura Plena
Turma: 2010.2
Componente Curricular: Prática de Pesquisa em Língua Portuguesa e Literatura
Prof.ª: Rosângela Neres A. Silva
A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA
Renata Ribeiro dos Santos
Guarabira-PB
Abril/2011
A importância da ética no trabalho científico
Prioritariamente na antiguidade, a ética era tida como um meio, um estudo para se alcançar a felicidade, todavia a partir da Idade Média a ética centralizou seu foco na moralidade. Dessa forma podemos caracterizar a ética como uma postura moral correta a respeito dos fatos que nos cercam. Ser ético não significa apenas dizer: Isso é permitido ou aquilo é proibido. A ética vai muito além, refere-se a uma análise crítica dos fatos, afinal, o pré-julgamento é um fator conflitante e que muito interfere na construção correta das ideias. A ética é fundamental em todo e qualquer setor, seja na vida pessoal ou profissional.
Durante a vida acadêmica em diversos momentos seremos confrontados com o certo, o prazeroso e a fama. Por vezes somos tentados a seguir por tal caminho a fim de terminar um trabalho rapidamente, apresentar determinados dados, mostrar que o trabalho é grandioso, dentre outras coisas.
Quando se lida com pesquisa, não se lida apenas com pesquisa. É observável também a verdade que aquele trabalho quer mostrar e provar. O pesquisador em sua posição de primeiramente buscador dos dados então exposto a todo o universo referente àquilo que ele está procurando é o principal responsável por todos os abalos e impactos que aquela pesquisa irá causar.
Porém, não são apenas os resultados de uma pesquisa que mede o grau ético do pesquisador. Se para um professor a existência de alunos é tão importante para que ocorra a aprendizagem, na relação Ética e ciência, não é diferente. A