Etica e pesquisa científica
TEMA: ÉTICA E A PESQUISA CIENTÍFICA
RESUMO
As questões éticas estão se tornando um foco de interesse em todas as áreas da atividade humana. Muitos artefatos desenvolvidos a partir de conhecimentos científicos trazem avanços, resolvem problemas e repercutem na qualidade de vida. Mas, a cada novo problema resolvido quase sempre surge questões éticas associadas ás soluções encontradas e seus desdobramentos. O trabalho ora desenvolvido trata da importância da pesquisa cientifica na formação do raciocínio lógico e consciente.
INTRODUÇÃO
A tarefa primaria da pesquisa cientifica é a produção do conhecimento. Seja ele de inspiração teórica, tecnológica ou pratica, o conhecimento produzido pela ciência não é o único que utilizamos. Vivemos sob uma vasta ecologia de maneiras de produzir e fazer circular saberes, incluindo o óbvio (que não é obvio) senso comum, os saberes tradicionais de múltiplas fontes e culturas e os saberes práticos, com sua extensa biblioteca.
As questões que envolvem a ética podem ser abordadas sob mais variados ângulos e pontos de vista. Aqui, optamos por uma abordagem que relacione a Ética à formação digna e moral do cidadão, obtida através da educação. Os trabalhos acadêmicos visam, antes de tudo, estimular o conhecimento e, ao mesmo tempo, preparar e integrar o profissional às novas exigências do mundo profissional, pois o verdadeiro trabalho ético deve, sempre, pautar-se em princípios éticos. Esta consciência precisa ser estimulada e desenvolvida em todas as áreas de graduação, principalmente pelos professores e orientadores que, direta ou indiretamente, são responsáveis pela criação científica de seus discentes.
Portanto, nesta seara, o papel de mais importância está nos educadores de uma forma geral, que deve estar aptos a desenvolver nos alunos o interesse pela pesquisa, pelo raciocínio, pela descoberta, uma vez que esses alunos e toda sua carga educacional farão refletir