A importância da teoria da codificação
A teoria da codificação explica vários fenômenos e estuda novas tecnologias e soluções, todos eles voltados para :Codificar/modular o sinal de mensagem gerado pela fonte de informação, transmiti-lo por um canal, que irá interferir neste sinal, anterior, e por fim ainda produzir no receptor um sinal que satisfaça o usuário, podendo ser utilizada estimativas para que isto ocorra. E, melhor, com um custo viável.
2) Cite os componentes de um típico Sistema de Comunicação, detalhando o seu funcionamento.
Codificador/Decodificador da Fonte – eliminar informações redundantes do sinal de mensagem, melhorando o uso eficiente do canal, gerando uma seqüência de símbolos ou palavra-código da fonte.
Codificador/Decodificador do Canal – trata-se da geração de mais uma seqüência de símbolos, agora maior, denominada palavra-código do canal, tendo incorporada informação redundante para controle da confiabilidade da informação.
Teoria da Codificação
Prof. Roberto de Oliveira Brito 2
Modulador/Demodulador– onde cada palavra-código do canal é adaptada ao canal de transmissão, sendo convertido em um símbolo analógico dentro de uma quantidade finita possível.
3) Cite os componentes de um típico Sistema de Comunicação Digital, detalhando o seu funcionamento.
Amostragem – um sinal analógico contínuo no tempo (figura 2.2.2), cuja maior. frequência que compõe o sinal é fM [Hz] (todo sinal é uma composição de frequências com amplitudes específicas, cada uma), é amostrado (medido) em intervalos fixos, mais precisamente em uma frequência fA [Hz]; frequência de amostragem. Podemos utilizar qualquer valor para fA, mas o processo só funcionará corretamente se obedecermos a condição de Nyquist: fA ≥ 2.fM
A adoção de valores de fA menores poderá implicar na perda de algumas partes da curva