A importância da qualidade de vida no trabalho
Investir em qualidade de vida no trabalho torna a empresa mais saudável, competitiva e produtiva. a) modelo de QVT de NADLER e LAWLER: Está fundamentada na participação dos colaboradores nas decisões, reestruturação do trabalho através do enriquecimento de tarefas e de grupos autônomos de trabalho, inovação no sistema de recompensas para influenciar o clima organizacional e melhoria no ambiente de trabalho quanto à condições físicas e psicológicas, horário de trabalho; b) modelo de QVT de HACKMAN e OLDHAN: Defendem o desenho de cargos. Para eles, as dimensões do cargo produzem estados psicológicos críticos que conduzem a resultados pessoais e de trabalho que afetam a QVT; e c) modelo de QVT de WALTON: Compensação justa e adequada, condições de segurança e saúde no trabalho, utilização e desenvolvimento de capacidades, oportunidades de crescimento contínuo e segurança, integração social na organização, constitucionalismo, trabalho e espaço total de vida e relevância social na vida no trabalho.
Os programas de qualidade de vida tem como objetivo deixar as organizações mais humanizada, dando aos colaboradores um maior grau de responsabilidade e de autonomia no trabalho, constante feedback, adequação de tarefas e ênfase no desenvolvimento pessoal.
Os benefícios da implantação do Programa de qualidade de vida são: a) reconhecimento dos funcionários; b) retenção e redução da rotatividade dos colaboradores; c) redução de afastamento e absenteísmo; d) motivação e comprometimento dos colaboradores; e) maior produtividade; e f) redução da estafa.
2.3 HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
A qualidade de vida no trabalho está diretamente ligada à higiene e segurança do trabalho, onde se pretende