Relatório supervisionado de enfermagem
ANESTESIA E POSIÇÕES CIRÚRGICAS
GUAJARÁ-MIRIM
2012
DEIDE, JAQUELINE, PATRÍCIA, RAYANE, EDVANETE E ELIZABETE
ANESTESIA E POSIÇÕES CIRÚRGICAS
Atividade Supervisionada apresentada à disciplina de Assistência A Cliente/Paciente em Tratamento Cirúrgico. Do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Profissionalizante SINDSAÚDE.
Professora: Wanilza Félix Ribeiro.
GUAJARÁ-MIRIM
2012
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO_____________________________________04 2- HISTÓRIA DA ANESTESIA____________________________05 3- OS TIPOS DE ANESTESIA_____________________________07 4- POSICIONAMENTO DO PACIENTE NA MESA OPERATÓRIA__09 5- CUIDADOS DE ENFERMAGEM________________________13 6- CONSIDERAÇÕES FINAIS____________________________14 7- BIBLIOGRAFIAS____________________________________15
GUAJARÁ-MIRIM
2012
INTRODUÇÃO
A descoberta da Anestesia foi uma das inovações clínicas que revolucionaram a cirurgia. Anestesia é uma palavra de origem grega que quer dizer ausência de sensações.
Hipócrates, o pai da medicina, sustentava que as enfermidades não eram causadas por deuses ou demônios, mas que resultavam de fatores naturais ligados ao modo de vida. As pessoas adoeciam por causa do trabalho que exerciam, do local onde moravam, do alimento ou água que ingeriam. É difícil dizer quem foi o “pai” da Anestesia. Embora a história conceda este título ao dentista William Thomas Morton, pois este provou em público os efeitos anestésicos do éter em 1846.
GUAJARÁ-MIRIM
2012
HISTÓRIA DA ANESTESIA
Durante muitos séculos, os dogmas da igreja determinaram que a dor fosse um justo castigo de Deus, e por isso, deveria ser aceita com submissão e enfrentada a sangue frio. A cirurgia de modo geral era um verdadeiro sofrimento. O cirurgião tentava fazer a operação o mais rápido possível, mas na falta de anestesia, o