Segurança do trabalho
A Qualidade de Vida no Trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência. Sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de sua tarefa.
Não podemos desprezar, por exemplo, os ensinamentos de Euclides de Alexandria sobre princípios de geometria, a 300 anos a.C., e que foram aplicados para melhorar o método de trabalho dos agricultores à margem do Nilo, ou a “Lei das Alavancas”, de Arquimedes, que, em 287 a.C., veio diminuir o esforço físico de muitos trabalhadores. Estes são alguns fatos históricos que vieram alterar a forma de execução da tarefa, trazendo intrinsecamente uma melhoria nas condições de trabalho e bem-estar do trabalhador. Mas o importante é explicar que já nas primeiras civilizações as preocupações com a forma de execução das tarefas existiam e que vários foram os métodos ou teorias que, aplicados, minimizaram o mal-estar ou esforço físico do trabalhador.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
2. A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 2
2.1 A IMPORTÂNCIA DO SER HUMANO NO TRABALHO 3
2.2 CONCEITOS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 4
3. PROGRAMAS DE BEM ESTAR SOCIAL COM BASE NOS MODELOS DE QVT 5
4. CONCLUSÃO 6
5. BIBLIOGRAFIA 7
1.INTRODUÇÃO A qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação por parte dos funcionários, criando um ambiente de integração com superiores, com colegas de trabalho, com o próprio ambiente de trabalho, visando sempre a compreensão das necessidades dos funcionários. A QVT se preocupa principalmente com dois aspectos importantes que é o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional. Com a necessidade das empresas se tornarem mais competitivas no mercado veio à busca incessante da qualidade total. Acompanhando esta qualidade total também surgiu a QVT, que está focalizada no potencial humano e no meio que convive em todos os sentidos. Um programa adequado de QVT busca