Plano diagnostico de uma loja de confecções e implantação de subsistemas de rh
Diante da necessidade de criar vantagem competitiva as empresas têm procurado um diferencial em sua maneira de gestão de pessoas, o que na verdade só é possível através de seus colaboradores. Pois seus funcionários são os principais responsáveis pelo sucesso da organização (Chiavenatto2000).
Por outro lado, as empresas estão sendo cada vez mais cobradas em diversos aspectos, por melhores resultados, por produtos de qualidade, inovações em todas as áreas, atendimento eficiente e eficaz ao cliente, respeito aos prazos e melhores preços.
Naturalmente, a concorrência entre as organizações faz com que as empresas optem por inovação, qualidade, preço justo, crédito e recursos humanos capacitados e talentosos o suficiente para dar conta a essa nova exigência do mercado.
Efetivamente, em função das novas demandas das organizações sobre os indivíduos, como iniciativa, autonomia, criatividade e trabalho em equipe, vários teóricos têm considerado o recrutamento e a seleção como a política mais estratégica diretamente relacionada à administração de RH.
De modo que, é através desse processo que as organizações identificam talentos para criar vantagem competitiva.
Este estudo teve como foco o setor de Confecções.
A fim de cumprir com o objetivo de investigar os subsistemas foi realizada uma pesquisa de caráter exploratória pelo fato de caracterizar o problema e defini-lo melhor, promovendo critérios de compreensão de dados e informações. Além disso, é descritiva, na medida em que objetiva descrever as características de determinados fenômeno, foi feito um estudo de caso, visto que este tipo, segundo Santos (1997, p27) “caracteriza-se pela seleção de objeto de pesquisa restrito, com o objetivo de aprofundar-lhe os aspectos característicos”.
Como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semi-estruturada com o responsável pela Empresa Sra. Valdeci.
A entrevista teve como objetivo realizar um diagnóstico das políticas de RH