A importância da prática esportiva para o equilíbrio mental do indivíduo
Medalhistas olímpicos brasileiros conhecidos mundialmente por suas notáveis atuações em seus respectivos esportes, como Oscar Schmidt, do basquete, e Magic Paula, do vôlei, já tiveram suas vidas expostas pela mídia e um dos pontos em comum explorados pelas biografias é a influência da preparação psicológica do atleta durante execução da prova. Eles provam que a concentração tem uma extrema importância e que deve ser exercitada pelo atleta durante seu treino usual. O controle racional das ações durante uma partida influencia positivamente o resultado e quando perdemos esse controle, fatalmente acabamos falando ou agindo de certas maneiras que nos afetam negativamente. Cada atleta tem a sua maneira pessoal de se preparar e não existe uma regra específica.
Magic Paula, como mostra o artigo publicado pelo site Tríada, ainda lembra que a organização mental também é importante para execução de tarefas diárias. “Em nossas vidas, muitos dos problemas físicos que enfrentamos estão ligados a causas psicológicas ou emocionais”. Sentimentos humanos nos tornam propícios a tomar atitudes inconvenientes que podem ter consequências desagradavelmente marcantes. “Já errei arremessos de lance livre no finalzinho do jogo por estar confiante demais. E quando acertei foi devido ao fato de estar totalmente concentrado naquele momento”, disse Oscar.
A prática esportiva deve ser uma prática agradável, seja em grupo ou individualmente, despertando o prazer de um momento bem aproveitado. Os momentos de lazer são