Psicologia do esporte
Surgimento, objetivos, importância e áreas de atuação
A psicologia do esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de indivíduos envolvidos no campo esportivo e dos exercícios físicos.
Por se tratar de uma área emergente de atuação a psicologia do esporte ou esportivo é considerada no Brasil uma ciência recente porem com campos de atuação os quais estão sendo explorados para eventuais aplicações.
A psicologia do esporte no Brasil surgiu mais precisamente a partir da copa do mundo de futebol em 1958. Estima-se que ela começou a ser aplicada a partir de 1954, em São Paulo, por João Carvalhaes no departamento de árbitros da Federação Paulista de Futebol.
Surgida em 1920, é uma área especifica das ciências do esporte, onde seus primeiros laboratórios e institutos surgiram na antiga união Soviética, EUA, Japão e Alemanha. E em 1979 foi fundada a sociedade brasileira de psicologia do esporte, da atividade e recreação (SOBRAPE). Sendo que o inicio da psicologia do esporte e do exercício somente em 1986,a psicologia do esporte foi aprovada pela APA (AMERICAM PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION).
Objetivos da psicologia do esporte
Esta ciência pretende desenvolver e discutir com os atletas os valores pessoais, motivacionais e de percepção. Pois o esporte gera inseguranças, medos, ansiedades, estresse e preocupação, pois a carreira esportiva é quase sempre de curta duração sendo por este um dos motivos os quais muitos atletas vivem em desequilíbrio emocional devido a estes fatores.
Funções / atribuições do psicólogo esportivo
Investigatória (atua em processos psicológicos básicos aplicados a atividade física).
Educativa ( lida com questões e técnicas em cursos , seminários diretamente para atletas, técnicos, treinadores, árbitros, preparadores físicos, massagistas, mídia dirigentes e patrocinadores.)
Clinica (atua diretamente nas patologias as quais prejudicam a pratica do esporte). O psicólogo que for atuar como clinico deve